sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Livros.


Tenho medo de casas sem livros. As pessoas que não tem livros em casa, tem a mente muito fechada. Não são tão versáteis quanto as que tem uma estante só pra eles. Livros são ótimos para decoração interior e exterior, além de dar ao dono da casa um especto mais intelectual. Sei lá, quando entro em uma casa qualquer e me deparo com uma estante de livros, fico mais aliviada, uma paz de espírito desce sobre mim. Os livros falam sobre como as pessoas são de verdade.
Como os livros falam sobre nós, talvez eu não precise ser eu hoje, posso ser quem eu quiser. Quando abro um livro, sempre procuro ser alguém diferente, homem ou mulher, criança ou velho, tanto faz. Só busco ser o que não sou, e pensar o que não pensaria, buscar sentir o que ele (o personagem) sente e trazê-lo para minha vida.
Eu tenho o hábito da leitura, e fico muito satisfeita com isso. Todos os livros que leio e gosto, os guardo, ou os compro se não os tiver. Ao contrário dos que eu não gosto, que acabo de lê-los e os vendo ou dou para alguém. Acho um disperdício absurdo ter livros para fazer volume, guardo apenas os que me deixam louca de paixão. Afinal, os livros também se sentem amados, ou rejeitados.
Os livros foram feitos para entreter, fazer rir e chorar, sentir raiva, esperança. Gosto dos meus livros, gosto de quem gosta de livros e que faz da leitura um hábito tão intenso e importante quanto comer, tomar banho, viver...
Há dias que nem sei quem sou. Sou tantas pessoas dentro de mim mesma que chego até a me confundir. Poderia citar que Daniel Sempére (personagem principal de a Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon) me ensinou a não desistir, Mackeinze Allan Phillips (personagem principal de A Cabana - Willian P. Young) me ensinou a acreditar em Deus, Dom Quixote (personagem principal de Dom Quixote - Cervantes) me ensinou a sonhar, Sophie (personagem secundária de Código da Vinci - Dan Brown) me ensinou a perdoar... nossa são tantos que passaria horas aqui pra fazer um levantamento completo. No próximo post eu faço uma lista de todos os personagens marcantes pra mim, colocando nome do livro, editora e edição.

Bjus =*

2 comentários:

  1. Nossa ein! Menina intelectual aushuahsuh Mas ein... Vc gosta de coisas intelectuais neh? Tipo, akele filme "O Leitor" UAHSUAHSUHAUH Bjus =*

    ResponderExcluir
  2. Noffa, aquele filme "O leitor" e o ó do borodogó. Deus me livre! ahuahuai Desculpe ser o comentário, ou abalo, acima.
    Enfim, acho casas sem livros muito estranhas sim, mas não acredito que toodas essas pessoas realmente venham a ler tudo o que está na prateleira. Aluguns entram em lojas de livros e compram livros de intelctuais, apenas por serem intelectuais, e botar na estante e causar aquele 'status' de quem conhece as coisas. Basta abrir o orkut e entrar na comunidade de Nietzsche por exemplo, quantas pessoas de todas aquelas conhem as idéias dele de verdade? Sim, sim, livros são vistos hoje como forma de status, as pessoas se mostram nele, e mesma aquelas que leêm os livros, às vezes não se veêm abertas pra novas coisas. Em faculdade muito conceituadas ás vezes os alunos saem no tapa, ou discutem com o professor por não concordarem com isso ou aquilo, como por exemplo, algum Maxista da vida, afrontado contra um Nietzschiniano ou Foucaultiano. Sim, vai da pessoas querer estar aberta ou não, querer aumanetar o repertório de verdade ou não. Mas concordo sim com você, só acredito que não é só ler, é querer. :D hohoho

    Beeeijos coisa doce

    ResponderExcluir