sábado, 2 de outubro de 2010

Colecionar Vírgulas


Algumas pessoas colecionam pontos, outras colecionam exclamações. Há alguns lunáticos que gostam de colecionar interrogações, digo lunáticos porque só esta palavra definiria um ser humano que prefere viver com dúvidas ao invés de certezas e exaltações.
Infelizmente (ou não), eu não me enquadro nesses exemplos, acho que o meu problema chega a ser pior do que os citados. Eu gosto de colecionar vírgulas, não vou ser hipócrita e dizer que não guardo alguns pontos, alguns foram decisivos para o que sou hoje. Não vou fingir que torno-me um pouco lunática quando tento respoder todas as dúvidas que aflingem o meu ser. Não vou mentir dizendo que não exclamo e que minhas atitudes são passadas em branco, sem nenhuma emoção ou entusiasmo.
Só que tenho uma paixão pelas vírgulas que coleciono que as tornam especiais, não saio catando qualquer uma na rua. Podemos até dizer que são 'vírgulas de família'. Antes de escolhê-la, observo detalhadamente cada detalhe, vejo sua cor e sua forma e principalmente imagino como ela ficaria no meu texto.
Há mais de dezoito anos crio uma história que não poderia ser contada em um dia, suprir partes do meu texto seria como excluir lembranças e momentos que me tornam tão diferente do que é tão comum. Nem sempre as vírgulas marcam momentos bons, as vezes, ela é a pausa necessária para o meu leitor retomar o fôlego e seguir a leitura. Ás vezes ela é necessária para que eu respire fundo e retorne a escrita sem que tenha que abandonar a caneta. Tem horas que o que mais desejo é rasgar páginas e jogar todo o texto no lixo... mas o que eu faria com as minhas tão adoradas vírgulas? Tenho uma caixinha repleta de vírgulas para embelezar o meu texto, acho que não seria justo jogá-las no lixo depois de tudo que fiz para conquistá-las.

"Use vírgulas para separar as experiências boas das más.
Reticências para quem lhe faltou em alguma situação.
Salpique exclamações na sua vida.
Abuse das interjeições de felicidade.
Faça uma revisão nos seus sonhos.
Tome decisões com letra maiúscula.
E coloque ponto final na tristeza.
O otimismo na dificuldade reduz o mal à metade."


Fonte da Imagem: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário