quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Bem Amado.


É muito triste entrar em uma sala de cinema e conseguir contar a quantidade de pessoas que estão lá dentro. Agora, me respondam porque isso? Simplismente por que não é o Edward Cullen que está lá, e sim o Odorico Paraguaçu, que não é interpretado por Robert Pattinson e sim, por Marco Nanini. Poxa, o cinema nacional tem tanto a oferecer, tanto quanto a sua literatura. Só que infelizmente a humanidade tem o péssimo hábito de dar mais importância pro que vem de fora.
A nossa MPB é amada na Europa, nossos sambas são 'sambados' na Ásia. Mas não pensem que isso só acontece aqui. Antoine de Saint-Exupéry escreveu o maior clássico infantil que existe, e na França, ninguém acha isso. O resto do mundo acha que "O Pequeno Príncipe", é um ótimo livro que deve ser lido por adultos e por crianças, porque ele guarda ensinamentos que fariam nosso mundo bem melhor, mas os franceses pensam diferente. É incrível como o preconceito 'nacional' é gigantesco. Não só aqui no Brasil, mas em todos os cantos do mundo. Acho que as pessoas deveriam dar mais valor ao que criamos, o que exportamos mostra o que somos e o que eles (os outros países) exportam mostram o que eles são. Porque não podemos ser nós mesmos? Porque temos que tentar ser como eles? O que os torna melhores que nós?
São questões pra refletir.

E aliás, é um ótimo filme nacional. Deveriam vê-lo.

Um comentário:

  1. Mais pura verdade. Sempre pensei assim, mas quando era pra ouvir realmente a nossa música, percebi que não conhecia, agora ando pesquisando mais sobre samba e MPB e apesar de não ser nenhuma crítica musical, sei que em questão de letra e inspiração é a melhor música do mundo.

    ResponderExcluir